2leep.com

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AENTS - Separando o Trigo do Joio


Diante de fatos e boatos jogados na mídia local e estadual, a AENTS promoveu uma reunião no sábado passado para esclarecer os ocorridos e principalmente unificara a classe, que de alguma forma saiu espalhada por duas vertentes.

RECAPITULANDO:

Fato: ônibus paralisado a quase três semanas por atraso no pagamento do salário do motorista à mais de 5 (cinco) meses (http://joseniasfreitas.blogspot.com/2011/09/vereadores-protocolam-requerimento.html; http://apodibaixodopano.blogspot.com/2011/08/leia-onibus-universitarios-enfrentam.html);

Fato: Manifestação universitária no dia 7 de setembro (http://apodibaixodopano.blogspot.com/2011/08/leia-reitor-busca-inspiracao-em-suas.html; http://apodibaixodopano.blogspot.com/2011/09/leia-alunos-fazem-manifestacao-durante.html);

Boato: O Secretário importunamente vai a mídia dizer que sobra dinheiro provindo do repasse da prefeitura (http://apodibaixodopano.blogspot.com/2011/09/leia-secretario-diz-que-sobra-dinheiro.html);

Boato: AENTS desconhece a problemática, afirmando que ela não existe e que não passaria de um jogo político (http://joseniasfreitas.blogspot.com/2011/09/entidades-estudantis-negam-falta-de.html).

Reunião realizada e idéias organizadas. Comecemos relatando que a diretoria atual da AENTS acaba de ser empossada e que por isso desconhece algumas particularidades da problemática da entidade em questão, mas essa que está sendo debatida não está fora do âmbito do conhecimento dos dirigentes.
Pedro Vitor, atual presidente da associação, relata os acontecimentos em Caraúbas como uma exceção, pois antes do ajuste orçamentário feito entre Prefeitura e AENTS, só existia um ônibus circulando nessa rota, o de destino UERN, mas há algum tempo, pela quantidade de gente que passou a estudar na UFERSA, recém inaugurada (aquela que nós enterramos em Apodi por falta de força política) aumentou um ônibus. Percebam que a verba do repasse não foi aumentada, por isso a mensalidade dos Universitários de Caraúbas é R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), equiparada ao preço de quem vai para Mossoró.

Só que a UERN entrou em greve e resolve-se (Prefeitura) não fazer o repasse do dinheiro do ônibus que está paralisado, esquecendo que o outro com destino a UFERSA sobrevive exatamente do remanescente deste, por tanto a quase três semanas ele também parou.

O dinheiro que o Secretário alega sobrar na instituição seria provindo do aumento das mensalidades de todos os Universitários para R$ 50,00, medida está que está sendo utilizada com os estudantes que fazem a rota Apodi-Mossoró, porém o que sobra é utilizado para pagar um débito da gestão passada, e até essa ser totalmente sanada não existe remanescente no recurso financeiro.

E mesmo quando sanar os débitos da entidade não haverá sobra, pois o mesmo será remanejado para sustentar o ônibus da UFERSA de Caraúbas.

Diferentemente do que foi dito em informações anteriores, as quais retrataram a movimentação dos Universitários (#DeixeOsUniversitáriosEstudar) como jogo político, ficou as claras que se trata de uma preocupação por um problema que a classe está passando e que a associação em nenhum momento deu as costas ao movimento, creio que a coordenadora Simara Albuquerque foi bastante infeliz nesse seu pronunciamento, sabendo ela de tudo que se passava nos bastidores sobre a situação da classe. O que de fato aconteceu foi a falta de informação Universitários-Diretoria, muito embora isso não diminui o movimento ocorrido no dia 7 de setembro.

A AENTS vem se retratar com os universitários e com a sociedade apodiense por coisas que foram ditas importunamente e algumas vezes até mesmo distorcidas. Em nenhum momento a instituição pensou em abandonar a causa da classe e que se tivesse sido informada estaria na rua no dia 7 de setembro e em qualquer outro dia, pois independente de cor, bandeira ou qualquer outra coisa afim, ela exite para defender os universitários e seus interesses.

"Se for para defender minha classe, vou a luta independentemente de qualquer coisa, assim como já fiz em outras oportunidades". Palavras, AUTÊNTICAS, do presidente Pedro Vitor.

Fonte: Apodibaixodopano

0 comentários:

Blog Vale do Apodi Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger