2leep.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Câmara aprova e decreta seu Brasão Oficial


Foi aprovado por unanimidade na última sessão o decreto legislativo 001/2011, de autoria do presidente da casa João Evangelista, que institui e oficializa o Brasão da Câmara de Vereadores de Apodi. "É um marco histórico para nossa casa e Brasão serve para mostrar o quanto somos forte e temos valor. É um trabalho que foi criado com muito cuidado e que imprime a história do povo apodiense, povo que sempre lutou muito e teve muito orgulho das suas riquezas naturais", explicou entusiasmado o vereador Evangelista, idealizador do projeto.



O brasão começa pela escolha do formato. Os antepassados são relembrados e o formato de escudo representa as disputas pelas terras desde 19 de abril de 1680, que marcaram a ocupação da sesmaria da ribeira do Apodi.


A coroa representa o período de colonização, momento em que Apodi foi colocada no processo com a doação da Sesmaria aos irmãos Nogueira que aqui habitaram e começaram a exploração das nossas terras.


Segundo a tradição, o rio e a região eram conhecidos pelo nome de Podi, em referência ao índio Potiguassu e, na decisão jurídica a respeito da posse das referidas terras, a palavra Podi passou a ser Apodi, por questão de pronúncia.

Sangrentas e duradouras batalhas foram travadas com os índios da região, o que ocasionou uma desistência
momentânea por parte dos colonizadores. As flechas representam a resistência dos primeiros moradores de Apodi e marcam a história do município.

O território experimentou uma época de progresso e desenvolvimento, sendo bem explorado e conquistado em virtude da presença dos padres jesuítas que instalaram em janeiro de 1700 na Aldeia do Apodi, a Missão, com o objetivo de catequizar os índios. Estas missões estão simbolizadas pelas cruzes no topo da coroa.
Instalada às margens do Rio Apodi e da Lagoa de Apodi, a cidade cresceu e foi se desenvolvendo e sendo abençoada pela riqueza do solo e pelas águas que são representadas no centro do Brasão. A água tem cada vez mais sentido com a chegada da Barragem de Santa Cruz, obra que desenvolveu e fomentou a irrigação de diversas terras do nosso Estado.
Para compor o brasão fizemos a reprodução de uma figura rupestre, encontrada no Lajedo de Soledade
e que representa um dos maiores potenciais turísticos do nosso estado.

Apresentamos o sol nascente que renova o sonho do povo Apodiense e foi desenhado baseado na folha de Carnaúba, que é encontra às margens da Lagoa de Apodi.
Por fim, colorimos o Brasão com as mesmas cores da Bandeira Oficial do Município.

Fonte: Vereadores em Ação

0 comentários:

Blog Vale do Apodi Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger